Quantcast
AS10 | Apps Gratuitas Para Fazer Música

AS10 | Apps Gratuitas Para Fazer Música

António Maurício

Se tens um smartphone ou um tablet tens tudo o que é preciso para produzir música.

Todos nós gostamos de ouvir música no nosso smartphone, é fácil, práctico e, com acesso à internet, até podemos fazer streaming dos nossos artistas favoritos. Mas podemos ir mais longe. Podemos fazer música!

Existem inúmeras aplicações disponíveis (infelizmente, neste campo a oferta é maior no sistema operativo iOS), algumas com grande qualidade, e neste artigo vamos sugerir 10 que marcam tanto pela simplicidade como pela complexidade. Começamos a lista com simples simuladores de bateria e guitarra, passamos por estúdios de produção e finalizamos com uma mesa de DJ, para criares o teu próprio DJ Set.

Não importa se estás em casa, no metro, no parque, na praia ou no café, a partir de agora todos os locais são válidos.

Real Drum (iOS / Android) | Vamos começar com uma aplicação bastante simples, mas que é uma clássico nos smartphones, um simulador de bateria. Fantástico para treinares “finger drumming” ou até mesmo para aprenderes, porque a aplicação vem com lições incluídas. Podes tocar bateria enquanto reproduzes uma música da tua biblioteca (dentro da aplicação) e podes ainda gravar o resultado e exportar para mostrares aos teus amigos ou ao mundo.

Real Guitar (iOS / Android) | Segue o estilo simples e trivial da aplicação anterior, mas desta vez com um simulador de guitarra. Guitarra acústica, mais precisamente. É simples, mas dá-te a possibilidade de inventar novas melodias ou até pensares em novos solos em qualquer lugar do mundo. A aplicação permite-te escolher o acorde ou abafar o som das cordas e fazer slide, tapping e bending no “Solo Mode”, por isso tens espaço de sobra para ser criativo. Se preferires podes tocar músicas disponibilizadas pela aplicação num formato de “jogo”, mas, claro, estás condicionado às músicas gratuitas se não quiseres gastar dinheiro.

Korg Module Le (iOS) | Esta aplicação oferece um simulador de piano e foi directamente fabricada pela Korg. A aplicação oferece mais instrumentos, como um piano eléctrico, um órgão, instrumentos de corda, etc., mas só estão disponíveis na versão completa. No entanto, a qualidade do piano incluído na versão gratuita é admirável e a sonoridade pode ser bastante personalizada. Podemos escolher entre tocar em versão 2D ou versão 3D (sendo a 3D mais adaptada para um ecrã pequeno). Vem equipado com um equalizador onde podemos trabalhar os agudos, médios e graves. Podemos modificar o release time e o nível de damper/kayer. Além disso, podemos acrescentar diversos efeitos de modulação como compressor, auto wah, distortion, flanger, entre outros. E acrescentar efeitos de ambiente como delay ou reverb. Pode-se ainda modificar a curva de velocidade através dos padrões normal, light e heavy ou ignorar os padrões e modificar a velocidade a gosto. Se gostas de pianos, ou se tens apenas curiosidade em tocar num, esta é uma aplicação para ti, mas convém realçar que é uma aplicação muito pesada na memória (ocupa 1,22 gb!).

Sample Tank CS (iOS) | Tal como o nome indica, esta aplicação é um “tanque” cheio de sons. Vais poder compor com bateria, baixo, guitarra, piano, piano eléctrico, órgão, violoncelo, metais, saxofone, sintetizadores, bongos… You name it! O aspecto negativo é que não é nada intuitiva para o utilizador e o design merecia muito melhor, o que dificulta a aprendizagem e talvez precises de investir algum tempo para perceber como funciona na sua totalidade. Grande parte dos sons disponíveis na gigante biblioteca (a aplicação tem 1,60 gigas de tamanho!) só podem ser utilizados depois do upgrade para a versão total. Mas a aplicação é excelente para criares melodias e músicas completas com os vários instrumentos e sons disponíveis, que podem ser modificados através de cutoff, res, attack, release, volume, pan e transpose. É ainda possível destacar os graves, os médios ou os agudos, da mesma forma que se pode adicionar reverb. Tens a possibilidade de tocar em teclas de piano, ou num sampler sempre com a possibilidade de definir a escala e a nota. Ainda que a interface e o funcionamento não sejam os melhores, tem certamente bom potencial de criação.

Auxy (iOS) | Primeiramente temos que salientar o design de luxo, em segundo lugar o formato inovador que organiza as notas de cima para baixo, em vez da esquerda para direita, como é habitual nestas aplicações. Funciona bastante bem, mas em termos de sons não oferece grande variedade, com apenas uma seleção de “lead” e “bass” na parte melódica e “bateria” para marcar o ritmo. No entanto, é possível adicionar mais packs de sons através da loja, à custa de uns euros, claro. Mas é ideal para criar instrumentais de forma fácil e rápida sem grande complexidade.

Beat Wave (iOS) | Sintetizadores, baixos, pads, leads, baterias, guitarras e sinos – nesta aplicação tens um pouco de tudo. É intuitiva, fácil de usar e tens muito por onde explorar. Está organizada e colorida de forma muito peculiar – as animações exibidas quando uma nota é reproduzida podiam encaixar directamente num jogo. A capacidade de mixagem está bem conseguida, é possível nivelar o som de cada instrumento individualmente tal como adicionar reverb, release, delay, pump ou dinge e a função é apresentada de forma bastante arrumada e esteticamente bonita. Existem ainda as funcionalidades de edição de frequências, como aplicar um filtro low pass/high pass, overdrive ou detune, mas são funcionalidades que só são disponibilizadas através de compra na aplicação, infelizmente.

Noise (iOS/Android) | Este aplicativo foi desenvolvido pela Roli e é o mais perto que tens de ter um sampler inovador no bolso. Vem equipado com quatro drumkits e trinta sintetizadores que são o ideal para produzir hip-hop e electrónica. Podes aumentar a colecção através da loja da aplicação, que vende pacotes de sons criados e organizados pela própria marca, mas também por artistas especializados em produção como Grimes (que lançou recentemente o sondpack “Electromagnetic Pulse”), Steve Aoki, RZA ou Wondagurl. A aplicação permite mudar o tempo, a oitava em todos os sintetizadores, escolher uma escala, escolher um acorde e até tocar notas em modo arpejo. As instrumentalizações são produzidas através de loops e podes exportá-los em formato WAV para o computador e continuar o trabalho na tua DAW favorito. Mas a principal característica desta aplicação, e o que a destaca das restantes, é a função de sliding entre notas – uma funcionalidade presente em todos os produtos Roli e sem dúvida capaz de produzir novas sonoridades e produções alternativas e únicas num sampler.

Figure (iOS) | Esta vai directamente para os fãs de música electrónica. Podes programar o lead, o bass e, claro, os drums num sistema bastante simples, quase automático. Basta seleccionares a velocidade com que o sons são produzidos e escolher o tipo de som que queres, sempre com a opção de mudar a nota. Para utilizadores mais experientes, podem definir o tempo todo manualmente, se preferirem. Aplicar filtros graves e agudos, ou adicionar fattener e delay ao lead, wub e outros efeitos ao bass, e mudar o tom dos drums é igualmente possível, tal como controlar o volumes dos três em separado.

Korg Gadget LE (iOS) | Mais uma aplicação desenvolvida pela Korg, mas enquanto que a primeira (Korg Module Le) é apenas um simulador de piano, a Gadget LE já permite compor instrumentais completos. Existem apenas dois sintetizadores e uma drum machine disponíveis para explorar, mas a pouca quantidade é compensada através da enorme qualidade de manipulação de som, excelente para um sound designer, por exemplo. É possível criar um novo som de raiz através das manipulações e essa é uma das grandes vantagens desta aplicação. No “Dublin”, o sintetizador semi-modular, é possível modificar waveform, shape, scale, tune, cutoff, attack e sustain, entre todas aquelas outras opções que um sintetizador tem. Parece mesmo que temos um sintetizador completo no bolso. O design e o aspecto não são o ponto forte da aplicação (e talvez esta seja a menos “bonita” da lista) mas as capacidades são admiráveis. Os pontos negativos são as restrições no número de “gadgets” e de pistas, que mais uma vez, são desbloqueados mediante pagamento.

edjing Mix (iOS/Android) | Sempre quiseste fazer um DJ Set? Se sim, já não precisas de um computador, esta aplicação dá-te tudo o que precisas para criares um. Podes utilizar as músicas que tens guardadas no telemóvel e, (grande funcionalidade!) músicas que se encontrem no Soundcloud, Google Drive, Dropbox e iCloud Drive. A aplicação é bastante intuitiva e fácil de utilizar, até mesmo para quem não percebe nada de DJ Sets, devido ao seu design limpo e botões bem posicionados. Fazer uma boa transição entre uma música e outra é o foco principal de um DJ Set e para principiantes é possível accionar o “automix”, que executa a tarefa automaticamente – muito bom para ver primeiro, aprender e repetir em seguida. É possível equalizar a música ao vivo brincando com a dinâmica dos sons baixos, médios e agudos, tal como adicionar um filtro para realçar os baixos e os agudos. Podemos fazer loop de uma secção da música desde 1 até 128 compassos, e adicionar até 4 hot cues. O BPM é automaticamente detectado, e podemos aumentar ou diminuir à nossa vontade. Também existe um sampler para dispararmos sons enquanto a música toca, mas nesse aspecto a aplicação já perde algo por não ser possível adicionar e utilizar as nossas próprias samples. Podemos desbloquear mais capacidades em troca de dinheiro (11 efeitos adicionais, pre-cueing, sincronização na nuvem, etc.), no entanto, tudo o que vem de base é suficiente para criares, gravares e exportares um mix com as tuas músicas favoritas e até, quem sabe, abrir caminho para um carreira como DJ.