Quantcast


Fender JMJ Road Worn Mustang Bass

Fender JMJ Road Worn Mustang Bass

Nero

A Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) estreou o JMJ Road Worn Mustang Bass, o mais recente modelo na Fender Artist Signature Series.

Obviamente, o instrumento é evocativo do enorme e variadíssimo background musical de Justin Meldal-Johnsen, sendo modelado a partir do seu baixo Mustang Bass vintage, um modelo Daphne Blue de 1966. Nativo de LA, Justin fez diversas tours e álbuns ao lado de Beck, tal como sessões de gravação e digressões para artistas como os Air ou Nine Inch Nails. No seu currículo tem ainda assinatura de produção junto de nomes como M83, Blood Orange, Goldfrapp, Edward Sharpe and the Magnetic Zeros, Tori Amos ou Cass McCombs. O elemento comum a todos estes trabalhos é o inseparável ’66 Mustang, replicado nesta assinatura.

«Disfrutei deste projecto do início ao fim», afirma Justin Meldal-Johnsen. «Basicamente, tudo começou com uma conversa informal, na qual disse à malta da Fender que poderíamos preencher uma necessidade no line-up da marca através de um baixo Mustang com especificações vintage. Eles pensavam exactamente o mesmo. Entusiasmados, conversámos com maior profundidade e eles formularam o projecto: criar um modelo de baixo offset de escala curta, num preço acessível e com os toques certos, que honre o quão importante é o baixo Mustang, histórica e actualmente». O músico continua a descrever a importância pessoal de um instrumento deste género: «Enquanto músico e produtor, sou muito apegado ao som, funcionalidade e gozo singulares nos instrumentos de escala curta, especificamente o Mustang e particularmente o meu ’66 Daphne Blue, que é bastante especial. Gravito cada vez mais em torno dele ao longo dos anos, reconhecendo o quão bem encaixa sonicamente num contexto de música moderna». O baixista garante que a Fender não deixou uma pedra por levantar na procura de reproduzir o instrumento nesta nova versão.

O JMJ Road Worn Mustang Bass vem no seguimento da popularidade ressurgente de modelos offset. Originalmente criado by the man himself, Leo Fender, como um modelo de iniciantes, vários músicos profissionais reconheceram no instrumento uma resistência à estrada e a capacidade para soar bem em estúdio e palco. Justin Norvell, da Fender, faz um enquadramento histórico do Mustang com a versão de Justin, um músico que, nas suas palavras, «não só tem umas mãos incríveis como tem um ouvido insanamente apurado. O seu ’66 Mustang Bass original é o instrumento a que mais recorre, portanto estávamos interessados em perceber porque era tão especial para ele e soava de forma tão singular. Ainda que os baixos Mustang tenham sido pensados como um modelo de iniciantes, este baixo é tudo menos isso! Estética e sonicamente conseguimos destilar o que distingue o baixo do Justin Meldal-Johnsen».

O JMJ Road Worn Mustang Bass está preparado para vários cenários musicais e ostenta um visual bem vintage, com o acabamento road worn a recriar o desgaste do instrumento original. O hardware old school, o repouso e os afinadores evocam a década de 60 da Fender. O design projecta conforto e velocidade. Algumas das especificações incluem um pickup com slipt-coil personalizado de Justin e escala de 30” com um raio moderno de 9.5”.

[carrega na foto para veres a galeria]