Quantcast
Cem Soldos: a aldeia mais festivaleira de Portugal

Cem Soldos: a aldeia mais festivaleira de Portugal

Redacção

Não só de boa música se faz o Bons Sons, faz-se também com boa gente. O Bons Sons regressa para mais uma edição de 11 a 14 de Agosto

Cem Soldos deixou de ser uma pequena aldeia ali para os lados de Tomar, para ser uma das aldeias mais queridas do mundo da música em Portugal. Em 2015, Luis Ferreira contou-nos como tudo isto é possível. São as gentes de Cem Soldos e a sua envolvência que tornam este festival único e tão especial.

«Os cem-soldenses investem as suas energias para que o festival corra bem e esse é o seu orgulho. Abrem as portas de casa, cedem terrenos e quintais, empreendem em montagens e construções, limpam e cozinham incansavelmente e têm sempre um sorriso para oferecer. Além da organização habitual do evento, em que cada um dá a sua disponibilidade e saber-fazer, há outras tantas tarefas a que os cem-soldenses se dedicam. Algumas até, menos visíveis dos visitantes.»

Está atento, porque as portas de várias casas em Cem Soldos irão abrir-se para pequenos concertos surpresa dos artistas do festival. A população abre generosamente as suas divisões e os seus terrenos para estes eventos pontuais que decorrem sem anúncio e sem aviso. Quem está, está. Poderás ainda fazer uma visita guiada pelos putos da aldeia. Nada melhor do que quem corre pela aldeia e lhe conhece todos os cantos para a apresentar aos visitantes. As crianças de Cem Soldos acolhem os festivaleiros com visitas-guiadas a Cem Soldos, dando a conhecer o património histórico, as vivências e os projectos da comunidade. Estes passeios são gratuitos mas de marcação obrigatória no Posto de Informação. Estão disponíveis todos os dias do Festival BONS SONS visitas às 10h e às 17h. Há ainda uma programação especialmente criada para famílias, consulta aqui.

Este ano, o cartaz conta mais uma vez com algumas das mais estimulantes bandas portuguesas, e quem as apresenta são os próprios moradores. Deliciem-se com estes vídeos:

Venham viver a aldeia!