Quantcast
Morreu o Pai da Roland

Morreu o Pai da Roland

Redacção

Ikutaro Kakehashi, fundador da Roland e um dos grandes nomes da música moderna, faleceu aos 87 anos de idade.

A Roland Corporation acordou no dia 02 de Abril com a notícia de que o seu fundador Ikutaro Kakehashi, morreu no dia 01 de Abril, de 2017. Kakehashi tinha 87 anos de idade.

Ikutaro Kakehashi criou a Roland em Osaka, Japão, em 1972, o que levou ao aparecimento e consumo de instrumentos musicais eletrónicos por todo o mundo, com especial destaque paraos sintetizadores, que estavam, naquele tempo, no seu início enquanto instrumentos musicais. Era um engenheiro, empreendedor e visionário musical, que conduziu a Roland com determinação e uma grande paixão em direcção imensas possibilidades criativas. Além da sintetização, a Roland estacou-se no universo da amplificação com o lendário amplificador Jazz Chorus. Mas talvez o maior destaque na carreira de Kakehashi seja o seu papel enquanto co-criador da revolucionário tecnologia MIDI (Musical Instrument Digital Interface), que contribuiu enormemente para a cultura musical moderna e que se tornou o padrão de comunicação para a performance e produção musical.

A sua paixão foi uma grande fonte de inspiração, que ajudou a desenvolver a indústria musical, tal como a conhecemos hoje. A missão que Kakehashi definiu quando fundou a Roland há 45 anos atrás continua intacta até hoje: «Inspirar o prazer da criatividade, ser o melhor em vez de o maior, e incentivar a cooperação entre todos os interessados do mercado». Alguns dos sintetizadores de maior impacto, criados sob a direcção de Kakehashi, são ainda alvo de reedições, como sucedeu com a recente Boutique Series.

A Arte Sonora deseja expressar, em honra das enormes conquistas e contributos do senhor Kakehashi, a mais sincera gratidão e preces para a família, amigos e fãs por todo o mundo.