Instrumentos musicais são agora bagagem de mão

  •  
  • 0

No passado mês de Fevereiro o Parlamento Europeu aprovou uma resolução que define que os instrumentos musicais passam a ser considerados bagagem de mão, em voos no espaço da União Europeia.

A resolução, aprovada por 580 votos a favor, 41 contra e 47 abstenções, vai facilitar em grande medida a mobilidade de artistas musicais que viajam com os seus instrumentos dentro do espaço comum europeu.

Até à data, profissionais do ramo musical eram forçados a adquirir um bilhete duplo, para que pudessem transportar os instrumentos consigo no avião, caso contrário teriam de despachar os instrumentos, em muitos dos casos extremamente frágeis, juntamente com a restante bagagem de porão.

O Parlamento Europeu toma assim uma decisão favorável para o ramo musical, terminando com as limitações e restrições que muitos músicos enfrentam na hora de viajar para outros países para actuar.

(29) Os instrumentos musicais devem ser aceites como bagagem de mão dos passageiros e, se tal não for exequível, ser transportados em condições adequadas no compartimento de carga da aeronave. De modo a permitir que os passageiros em causa avaliem se o instrumento pode ser arrumado na cabina, as transportadoras aéreas devem informá-los sobre a dimensão dos espaços de arrumação. O Regulamento (CE) n.º 2027/97 deve ser alterado em conformidade.”

Em comunicado da comissão europeia pode ler-se: “Os músicos desconhecem frequentemente em que condições serão transportados a bordo instrumentos frágeis e, muitas vezes, extremamente caros. De acordo com a proposta, as transportadoras aéreas devem aceitar o transporte de instrumentos mais pequenos na cabina e indicar claramente as condições de transporte de instrumentos maiores no porão.

Caberá agora às companhias aéreas tomar medidas que permitam a acomodação dos instrumentos musicais na cabine de passageiros.

Foto: Eduardo Ventura

Ficha técnica

12/06/2014 Marta Baptista

Array
(
    [post_type] => Array
        (
            [0] => hot_gear
            [1] => breve
            [2] => featured
        )

    [posts_per_page] => 3
    [post__not_in] => Array
        (
            [0] => 14161
        )

    [orderby] => rand
    [tag__in] => Array
        (
            [0] => 8408 
            [1] => 8447 
            [2] => 8407 
            [3] => 8409 
        )

)
  IR PARA O TOPO