Quantcast
Jeff Buckley, Colecção de Vinil em Streaming

Jeff Buckley, Colecção de Vinil em Streaming

Pedro Miranda

E se pudessem ouvir a fonoteca de Jeff Buckley? Centenas de discos, coleccionados pelo músico durante a sua vida, estão agora online para visualização e audição.

A colecção de discos de vinil de Jeff Buckley foi disponibilizada online para consulta e audição. São centenas de discos reunidos pelo músico até à sua morte, em 1997, que revelam os gostos eclécticos de Buckley: de Miles Davis a The Clash, de Ray Charles a Cocteau Twins, a sua colecção exibe uma vasta variedade de estilos, com especial destaque para o rock, o punk e o jazz. A iniciativa parte da Sony Legacy Recordings e da mãe de Buckley, Mary Guibert. Sediados em www.jeffbuckleycollection.com, os discos podem ser vistos e vasculhados como numa estante normal, sendo também disponibilizados cortes de 30 segundos de cada uma das músicas.

Nomes como Bob Dylan ou Jimmy Page proclamaram-no como o nome maior da década de 90. Se a bênção de nomes como os citados não fosse suficiente, então bastaria dizer que Thom Yorke o tem como uma das suas maiores influências na composição do álbum que mudou o som de Radiohead, “The Bends”.

O seu som de guitarra ficou caracterizado por um brilho limpo, profundo e cristalino. Com uma enorme quantidade de reverb que não soava excessiva, devido ao espaço enorme que a guitarra ocupava na estruturação musical, em que era tantas vezes o único instrumento a suportar a voz. Possuidor de várias guitarras, os modelos principais de Jeff Buckley eram dois. Uma Fender Telecaster de ’83, que apesar de ser a guitarra que usava principalmente, curiosamente não era sua, e uma Rickenbacker 360-12. Buckley também estimava a Les Paul preta recebida no seu 13º aniversário. Podem descobrir tudo neste artigo…