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A Mãe de Pearl Jam

A Mãe de Pearl Jam

Tiago Varzim

Karrie Keyes é a mulher responsável por fazer Pearl Jam soar bem. Esta engenheira de som trabalha com a banda há mais de duas décadas e até é reconhecida pelos fãs mais chegados. «Sou a rapariga dos microfones», disse em entrevista à NPR.

Keyes é responsável pelo som de palco de uma das bandas mais reconhecidas de sempre, os Pearl Jam. Mas o trabalho de Keyes está mais ligado com o que os artistas ouvem do que o público. A engenheira faz a mistura de som individual que cada membro da banda ouve, através dos seus auriculares, enquanto tocam ao vivo.

E tudo começou de forma pouco planeada. Karrie Keyes estava numa concerto de Black Flag onde conheceu um engenheiro de som. Este ofereceu-lhe um trabalho e o resto é história. Há 24 anos que é a engenheira de som dos Pearl Jam. «Quando comecei, era basicamente descarregar camiões: colocar todo o equipamento de volta no camião, e depois voltar a tirá-lo [para os concertos]“, descreveu. No início vivia com 50 dólares por semana, aceitando todo o tipo de trabalhos que lhe pediam na área da música. Para além da falta de dinheiro, Keyes teve de enfrentar o facto de ser uma das únicas engenheiras de som no sector, esbarrando frequentemente com comentários e atitudes sexistas.

Ainda assim, a possibilidade de viajar compensou. «Iria para algum sítio diferente no dia seguinte, por isso nem me chateava», disse, reforçando a grande vantagem da sua profissão: «Todos os dias eram diferentes e todos os dias tinham o potencial de serem um grande dia». Na década de 90 com a explosão dos Pearl Jam tudo mudou, numa altura em que teve de gerir também o nascimento de duas gémeas. Não foi fácil conciliar a vida de digressão com o papel de mãe.

E ser a babysitter do som que a banda ouve ao vivo também não foi simples. «Por vezes é fácil e todos querem ouvir a mesma coisa», acrescentou na mesma entrevista. Contudo, nem sempre é assim. «Por vezes é mesmo muito difícil porque nenhum deles quer ouvir a mesma coisa», confessou. Fora do palco, Karrie Keyes comunica com a banda usando sinais com as mãos. O seu ambiente de trabalho é o menos comum possível. E é imprevisível: tanto pode estar com um sol abrasador como com uma chuva forte. Tudo depende também do tamanho do recinto. Keyes revelou até que já redesenhou o seu sistema de monitorização do som especificamente para ir ao encontro das necessidades da banda.

Entre 1990 e 2000 trabalhou como engenheira de monição dos Red Hot Chili Peppers.

Actualmente, Karrie Keyes dirige um projeto chamado SoundGirls para incentivar outras mulheres a seguirem o seu exemplo, já que continuam a existir poucas mulheres no sector. Uma das iniciativas do projeto é organizar campos de férias para jovens mulheres que queiram aprender a manipular o som.