Quantcast
“Os Dias da Madredeus” recebe reedição em vinil e CD

“Os Dias da Madredeus” recebe reedição em vinil e CD

António Maurício

O luxuoso LP original editado em 1987 pelos Madredeus de 1987 já se encontra disponível.

Em 1987, os Madredeus editaram “Os Dias da Madredeus”, um disco que se revelou influente e um marco na música portuguesa. Na altura, os Madredeus eram o projecto paralelo que Pedro Ayres Magalhães (então nos Heróis do Mar) e Rodrigo Leão (dos Sétima Legião), haviam criado como “um grupo de música portátil”, que pudesse viajar facilmente pelo mundo com instrumentos acústicos.

O título do álbum, referia-se à zona do bairro da Madre de Deus, onde ficava o Teatro Ibérico que era a sala de ensaios do projecto, e ao facto do álbum aí ter sido gravado ao longo de três dias. O álbum foi gravado de madrugada, inteiramente ao vivo, com um gravador digital de duas pistas e com os músicos a tocar descalços em cima de almofadas. Não houve pós-produção e todas as misturas foram feitas no momento durante cada take.

Agora, o mítico “Os Dias da Madredeus” está disponível em duplo LP de vinil e num CD simples de edição limitada. O alinhamento é o mesmo da edição original, sendo este o primeiro verdadeiro restauro sonoro do álbum em 30 anos. O arranja gráfico original da pintura de José Alexandre Gonefrey também se encontra presente, em capa dupla texturizada com badanas.