Quantcast
“Spectrum”, o novo álbum do guitarrista Luiz Arantes

“Spectrum”, o novo álbum do guitarrista Luiz Arantes

António Maurício

O projecto é constituído por 12 temas instrumentais de Rock com passagens pelo Jazz/Fusão e música clássica.

Luiz Arantes nasceu em Brasília, no Brasil, e começou a tocar guitarra em 1983 influenciado por bandas de Rock como Kiss, Scorpions, Queen, Journey ou Peter Frampton. Inspirado pelo ambiente da primeira edição do festival Rock In Rio em 1985, começou a integrar bandas e a ter aulas particulares de guitarra.

Agora, o guitarrista traz um novo álbum onde a energia e o virtuosismo estão sempre presentes. “Spectrum” une a sonoridade vintage com as novas tendências modernas da guitarra eléctrica, sendo que Luiz Arantes utilizou guitarras dos anos 70 como a Fender Stratocaster e a Gibson Les Paul para gravar o álbum. Os amplificadores escolhidos foram um Marshall e um Mesa Boogie a válvulas bem como equipamento moderno como guitarras Suhr e PRS ou o processador Axe FXII da Fractal Audio.

O álbum conta com a produção de Ricardo Fernandes e Luiz Arantes e a masterização foi feita nos estúdios Abbey Road em Inglaterra e também na Finlândia por Mike Jussila. Os temas são composições recentes, mas também é constituído por alguns temas escritos há vários anos que aguardavam pelo momento de serem editados em CD. O tema “Synergy” conta com a co-autoria do guitarrista/produtor Carlos Bastos e com um solo de guitarra do convidado especial, o guitarrista brasileiro Marcelo Barbosa (Angra/Almah), mas existem mais contribuições ao longo do disco como: Vicky Marques, Sandro Oliveira, David Jerónimo, Dikk, Nuno Correia, João Alferes, Ernesto Rodrigues, Pedro Martinho e Nuno Louro.

«Spectrum é um disco de celebração, de homenagem, de tributo e de veneração ao nobre instrumento que é a guitarra eléctrica e todo o seu universo Rock.»

O álbum pode ser adquirido, aqui.