Quantcast
SWR: Contagem Decrescente

SWR: Contagem Decrescente

Redacção

Aproximamo-nos a passos largos da décima nona edição do SWR Barroselas Metalfest, festival de culto para amantes do metal e seus subgéneros, que durante quatro dias veste de preto a pacata Vila de Barroselas.

A tradição já é antiga, e ao longo dos seus dezanove anos de existência foi acontecendo de tudo um pouco, desde cancelamentos que despoletaram actos de vandalismo no cemitério, a infraestrutura tão permeável que chovia mais no coberto que fora deste, sem esquecer as edições em que o certame se realizou dentro de uma tenda de circo. «Hoje em dia as coisas estão bem mais calmas», garante Tiago Veiga, um dos dois irmãos que organizam o festival, «Acho que chegamos a um ponto em que a infraestrutura está confortável e bem afinada e o público mudou bastante desde os primórdios. Lembro-me que na segunda edição só haviam quatro tendas no campismo, mas tem de se começar por algum lado», acrescenta.

Hoje em dia o mato que circunda o festival toma por suas as cores garridas das tendas, que em muito contrastam com a indumentária de quem as popula, e há barracas de comes e bebes a vender de tudo e mais alguma coisa.

Num cartaz decididamente focado no lado mais extremo do Heavy Metal , entre os quarenta e sete nomes, que ocupam os três palcos do festival, destacam-se bandas como Marduk, Doom, Grave, Violator ou Taake, mas «Há de tudo um pouco», garante Ricardo Veiga, o mais velho dos dois irmãos, «Para quem não ouve metal pode soar tudo ao mesmo, mas quem percebe nota bem o cuidado que temos em ter uma certa variedade dentro do género. Se fosse sempre a bater na mesma tecla o público aborrecia-se». Acerca do incidente com Aborted, um dos três cabeças de cartaz que acabou por cancelar a sua actuação a três semanas do festival, Ricardo diz: «Nem sequer nós percebemos muito bem o que aconteceu. Foi tudo muito rápido. Estavam confirmados e de repente deixaram de estar, tínhamos contrato assinado desde Junho do ano passado», e rejeita levantar o véu sobre a surpresa que os substituirá, dizendo que «O segredo é a alma do artista».

CONFIRMA TODAS AS BANDAS, PALCOS E HORÁRIOS DO SWR 19

As hostilidades têm início marcado para as dez da noite de quinta-feira, dia de entrada livre, e prolongam-se até à madrugada de Domingo, contando com o apoio de curadoria das editoras nacionais Signal Rex e HelldProd e do festival barcelense Milhões de Festa, organizado pela promotora Lovers & Lollypops. Para além dos concertos estão agendadas também actividades como jogos de futebol, karaoke de metal, DJ sets, jogos e provas de bagaço. Motivos não faltam para pegar na pulseira de picos e partir para Norte.

Os bilhetes para os três dias custam 75€ e as entradas diárias 35€, estando disponíveis rede Ticketline, Ticketmaster, Getafest, Unkind. claro, na bilheteira do festival. Mais informações em www.swr-fest.com