70 Anos Danelectro

  •  
  • 0
  •  

A marca dos Lipstick foi criada em 1947. Apresentamos os novos modelos de 2017.

A Danelectro foi fundada, por Nathan Daniel, em 1947. Originalmente e ao longo de quase uma década, a empresa construia amplificadores para os grandes armazéns de retalho da Sears e Montgomery Ward, até que em 1954 começou a produzir também as suas primeiras guitarras eléctricas e amplificadores. Com o objectivo de construir guitarras mais económicas e com uma qualidade sonora razoável, surgiram os modelos hollow-body, construídos em masonite e plywood – o que aumentava também a velocidade de produção. Neste seguimento surgiu também o famoso pickup “lipstick-tube”.

Em 1956, a Danelectro apresentou um novo conceito de guitarra, um modelo barítono. O modelo nunca ganhou grande popularidade entre a comunidade de guitarristas. Foi já em 1966 que a MCA, gigante de comunicação da altura, comprou a Danelectro. Uma das novidades desta era foi a gama Coral e as suas sitar eléctricas. Todavia, a MCA acabou por encerrar a Danelectro, devido a má estratégia de vendas.

Foi já no final dos anos 90 que a Evets Corporation comprou a marca e começou por comercializar antigos modelos importados de guitarras Silvertone (as que a marca produzia para a Sears) e Danelectro, além de novos modelos de amplificadores e pedais de efeitos. Entre avanços e recuos, a Evets trouxe a Danelectro até aos dias de hoje e aos 70 anos da marca. Na Winter NAMM deste ano, visitámos os três modelos que foram produzidos (desde 2006 que há sempre produção limitada) para 2017: as guitarras ’84 e ’66 e o baixo ’64.

DANELECTRO ’84 | Modelo de cutaway duplo. Escala de 25.5” com 22 trastes e pestana em grafite. A ponte é um sistema vibrato da Wilkinson. O circuito electrónico é composto por três unidades Lipstick, com comutador de 5 posições, e controlos singulares de volume e tone. Está disponível em três acabamentos: White, 3 Tone Sunburts e Black.

DANELECTRO ’66 | Duplo cutaway invertido num visual arrasador deste modelo semi-hollow com center block. Escala de 24.5” com 22 trastes (traste “zero” na posição da pestana). Ponte em design wraparound totalmente ajustável. O circuito electrónico é composto por um humbucker Lipstick (ponte) e um single-coil de revestimento amplo tipo vintage, com comutador de três posições, e controlos de volume e tone (com alternador “push-pull” para dividir o pickup da ponte). Os acabamentos disponíveis são quatro: 3 Tone Sunburst, Transparent Red, Black, Transparent Orange.

DANELECTRO ’64 BASS | Corpo com design duplo cutaway invertido. Escala de 34” com 20 trastes. A ponte tem possibilidade de ajuste individual das saddles. No circuito electrónico está um humbucker Lipstick (ponte) e um single-coil de revestimento amplo tipo vintage, com comutador de três posições, e controlos de volume e tone (com alternador “push-pull” para dividir o pickup da ponte). Os acabamento disponíveis são Black pearl, White Pearl e 3 Tone Sunburst.

Além das novidades, podem verificar todos os modelos Danelectro no site oficial.

Ficha técnica

19/04/2017 Nero

Array
(
    [post_type] => Array
        (
            [0] => hot_gear
            [1] => breve
            [2] => featured
        )

    [posts_per_page] => 3
    [post__not_in] => Array
        (
            [0] => 65121
        )

    [orderby] => rand
    [tag__in] => Array
        (
            [0] => 11280 
            [1] => 17722 
            [2] => 11656 
            [3] => 17720 
            [4] => 17721 
            [5] => 8447 
            [6] => 16712 
        )

)
  IR PARA O TOPO